A Cravista

Uma das mais aplaudidas artistas brasileiras, Rosana Lanzelotte destaca-se pela originalidade de suas iniciativas. Registrou em CD desde obras raras de Bach e Haydn até as sonatas inéditas do português Avondano e peças brasileiras para cravo. Resgatou as obras de Neukomm que inauguram o repertório de música de câmara no país, por ela registradas – ao lado de Ricardo Kanji (flauta) – no CD Neukomm no Brasil para o selo Biscoito Fino. Um dos cinco nominados para o Latin Grammy em 2009, o CD recebeu o V Prêmio Bravo. Rosana é a autora do livro “Sigismund Neukomm, Música Secreta – Minha Viagem ao Brasil”, lançado em 2009 pela editora Arteensaio.

Foi a idealizadora da série Música nas Igrejas (www.musicanasigrejas.com.br), que, durante mais de 20 anos, apresentou concertos de música clássica em todos os bairros do Rio de Janeiro.

Doutora em Informática, criou o portal Musicabrasilis.org.br que disponibiliza partituras e jogos em torno dos repertórios brasileiros de todos os tempos. Com cerca de 2000 acessos diários, Musica Brasilis tornou-se o portal de referência da música clássica brasileira.

Concebeu a exposição interativa “Rio Música – 5 séculos de música no Rio para o Centro de Referência da Música Carioca.

Suas realizações a fizeram merecedora do prêmio Golfinho de Ouro, concedido em 2002 pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio, e da comenda Chevalier des Arts et des Lettres, outorgada em 2006 pelo Governo francês.